Incorporação Imobiliária é a atividade voltada ao desenvolvimento e à comercialização de imóveis, como casas ou apartamentos, ainda na fase de construção, popularmente conhecida como venda "na planta". As pessoas físicas ou jurídicas que exercem essa atividade são denominadas incorporadoras.
Loteamento é a atividade voltada ao desenvolvimento e à comercialização de terrenos, por meio da divisão de grandes glebas de terra em lotes legalmente regularizados. Esse processo envolve a implantação da infraestrutura necessária, como pavimentação, rede de iluminação pública, abastecimento de água e esgotamento sanitário, garantindo que os lotes estejam aptos para uso e comercialização conforme as exigências legais e urbanísticas.
A contabilidade para incorporadoras e loteadoras exige um nível elevado de especialização, devido a diversos fatores. Entre eles, destacam-se a complexidade no reconhecimento de receitas, custos e despesas conforme o andamento físico da obra, a necessidade de controle rigoroso das contas a receber que devem ser atualizadas mensalmente de acordo com os índices contratuais e o alto volume financeiro envolvido nas operações do setor imobiliário.